8 motivos para você praticar atividades físicas na academia!

Praticar atividades físicas é de extrema importância para a saúde física e mental, porém praticar atividades físicas em um ambiente preparado, com acompanhamento de profissionais especializados para auxiliar você no exercício, auxilia ainda mais no resultado.

Pensando nisso, o Plano Atlas fez parcerias com algumas academias de ginástica da região para oferecer preços especiais para você cuidar da sua saúde.

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Agora, confira 8 motivos para você praticar atividades físicas na academia que preparamos para você!

  1. Acelera o metabolismo

É possível emagrecer mesmo fora da academia? Sim, quando praticamos musculação, isso se torna possível. De acordo com o fisiologista Raul Santo, da Unifesp, o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados. O mesmo não acontece com o tecido adiposo. “Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui e quantidade de gordura do corpo. Isso faz com que o nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino”, explica o fisiologista.

  1. Corpo sempre mais jovem

Tanto homens quanto mulheres começam a perder massa muscular mais acentuadamente a partir dos 30 anos de idade. Isso pode gerar falta de equilíbrio e diminuir a coordenação motora em pessoas de mais idade que não praticam atividades físicas. Para ficar com as funções do corpo sempre ativas e com a aparência sempre jovem, praticar musculação quatro vezes por semana é o suficiente. “Além de barrar o processo de perda muscular, fazer musculação também combate a formação de acúmulo de gordura, processo mais comum depois dos 30 anos de idade e que deixa o corpo com aparência de mais velha”, diz a personal trainer Paula Loiola.

  1. Perda de gordura e ganho de músculos

Quem começa a praticar musculação normalmente ganhar peso. “Há um aumento na massa muscular antes da perda de gordura, já que a musculação aumenta a circulação e a retenção de líquido nos músculos”, diz Paula Loiola. Depois de quatro semanas, já é possível notar a perda de gordura. “Essa troca, além de propiciar a perda de peso deixa os músculos mais aparentes”, afirma a personal trainer.

  1. Protege os ossos

Os músculos servem de proteção para o nosso esqueleto. Quando nossa musculatura está firme, as chances de fratura óssea são menores, diminuindo as chances de desenvolver osteoporose, já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos.

  1. Exercita grandes grupos musculares

A musculação trabalhar de maneira intensa grandes grupos musculares, e não apenas músculos específicos. “Exercícios como o leg press trabalham um grande número de músculos, gastando mais energia e, consequentemente, queimando mais calorias”, explica Paula Loiola.

  1. Coração mais forte

Quando os exercícios conseguem trabalhar vários grupos musculares, eles melhoram também o funcionamento do coração, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, regulando a pressão arterial, combatendo o colesterol e deixando o coração mais ativo e saudável.

  1. Aumenta a flexibilidade

Os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação aumentam a flexibilidade, diz um estudo apresentado no encontro da Associação Americana para a Medicina do Esporte. Pesquisadores compararam os efeitos do alongamento e da musculação na flexibilidade de músculos.

Durante o estudo, 25 pessoas foram divididas em dois grupos: um deles fez musculação durante cinco semanas e o outro, alongamento pelo mesmo período. Outras 12 pessoas foram usadas como grupo controle, permanecendo inativas. Os resultados mostraram que, bem orientada, a musculação aumenta a flexibilidade tanto quanto o alongamento.

  1. Auxilia na saúde mental

Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências, aumentando o circulo de amizades e consequentemente gerando bem estar e confiança.

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