O Católico pode ser cremado? O que diz a Igreja a respeito disso?

Há muito tempo a prática da cremação vem sendo questionada pelos católicos. Mas o que a Igreja Católica prega? O católico pode ser cremado?

Segundo a Instrução “Ad resurgendum cum Christo apresentada em outubro de 2016, “a prática da cremação difundiu-se bastante em muitas Nações e, ao mesmo tempo, difundem-se também novas ideias contrastantes com a fé da Igreja”.

A norma eclesiástica vigente em matéria de cremação de cadáveres é Regulada pelo Código de Direito Canônico: “A Igreja recomenda vivamente que se conserve o piedoso costume de sepultar os corpos dos defuntos; mas não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido preferida por razões contrárias à doutrina cristã.”

É preciso observar que a pratica da cremação se difundiu muito na Igreja Católica. Com relação à conservação das cinzas, não existe uma norma canônica específica e por isso algumas Conferências Episcopais se dirigiam à Congregação para a Doutrina da Fé levantando questões sobre a prática de se conservar a urna cinerária em casa ou locais diferentes de cemitérios, sobretudo espalhar as cinzas na natureza.

Sobre a conservação das cinzas

“Quaisquer que sejam as motivações legítimas que levaram à escolha da cremação do cadáver, as cinzas do defunto devem ser conservadas, por norma, num lugar sagrado, isto é, no cemitério ou, se for o caso, numa igreja ou num lugar especialmente dedicado a esse fim determinado pela autoridade eclesiástica. ”

 

 

Conforme o documento, não é permitida a conservação das cinzas em casa, somente em casos graves e excepcionais, o Ordinário, de acordo com a Conferência Episcopal ou Sínodo dos Bispos das Igrejas Orientais, poderá autorizar a conservação das cinzas em casa.

A dispersão das cinzas no ar, na terra ou na água também fica proibida para evitar qualquer tipo de equívoco naturalista, panteísta ou niilista, inclusive conservar as cinzas cremadas em formato de joias ou qualquer tipo de objeto com fins de recordação.

Você pode conferir o documento inteiro em: //www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20160815_ad-resurgendum-cum-christo_sp.html

O  Plano Atlas está construindo o primeiro crematório da Região a fim de que sejam respeitadas todas as tradições Cristãs e auxiliar da melhor maneira, esclarecendo todas as dúvidas que tiverem.

Caso tenha alguma dúvida a respeito da cremação, você pode acessar o nosso artigo “Como funciona o processo de Cremação” ou entre em contato conosco pelo nosso formulário de contato : Fale Conosco

Você também pode preencher o formulário ao lado e solicitar o contato de um de nossos consultores para saber como fazer parte do Plano de Benefícios Atlas.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+